sábado, 5 de novembro de 2011

ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE A LEITURA E A ESCRITA DIGITAL

Ao realizarmos uma reflexão acerca de leitura e escrita digital, percebemos que como em todo o processo de tecnologia vemos os dois lados, ou seja seus pontos positivos e negativos,da tamanha interação e acessibilidade que o jovem tem hoje com a internet. A escrita digital, nada mais é do que uma evolução da forma de escrever. Utilizando as facilidades que a Web proporciona, é possível criar textos e “conectá-los” através de links de uma forma tão prática, que isso acabou se tornando a característica fundamental de um texto publicado na rede. Não somente podemos “linkar” uma página à outra, mas também podemos estabelecer conexões entre os mais diversos tipos de conteúdo audiovisuais.
Toda essa flexibilidade trouxe novas possibilidades. Você pode cortar, copiar, apagar, editar, mover, enfim, tudo o que antes era muito limitado no papel, se transformou em brincadeira de criança. Entretanto, essa modificação foi compensada com outras facilidades hipermidiáticas, fato que não seria possível numa mídia impressa e, acima de tudo, nos fornece um universo de possibilidades
Desta forma percebemos que de fato a comunicação realizada através das mídias são para o adolescentes mais atrativas,e motivadoras, a era digital tem consumido o tempo e toda a criatividade dos nossos alunos. No entanto temos visto que tal prática tem por outro lado prejudicado e trazido grandes prejuízos no desenvolvimento cognitivo, além do contato com a escrita manuscrita, o aluno também tem encontrado muitas respostas prontas, de modo que o seu pensamento está condicionado a práticas fáceis.
 Enquanto educadores precisamos nos alertar de modo a inserirmos em nossa prática docente a pesquisa, mais esta com fundamentos, argumentadas e debatidas no contexto escolar, de modo a levarmos nossos alunos não apenas a lerem mais sobretudo a desenvolver sua criatividade e também sua criticidade sobre os diversos temas.
Desta forma devemos ver a pesquisa como uma oportunidade de estarmos desenvolvendo o pensamento critico do aluno,assim como levá-lo a refletir sobre sua aprendizagem. Sendo assim é preciso que o aluno entenda o que é aprender a aprender, e como as mídias podem oferecer o conhecimento mais é preciso a percepção e também a consciência que o seu aprendizado é singular e portanto precisa do empenho e da dedicação de cada um.

Nenhum comentário:

Postar um comentário