sexta-feira, 27 de julho de 2012

ATIVIDADE 3.5

Conceituando Currículo e o processo de integração de tecnologias ao currículo

 Ao se elaborar um projeto de aula com a inserção de elementos fundamentais no auxilio das nossas atividades e também no bom andamento do processo de ensino e aprendizagem, verificou-se que de fato o currículo é um conjunto de aspectos fundamentais que visa dar uma organização ao meio escolar. 
 De acordo com VEIGA( 2002), esclarece que: 

Currículo é uma construção social do conhecimento, pressupondo a sistematização dos meios para que esta construção se efetive; a transmissão dos conhecimentos historicamente produzidos e as formas de assimilá-los, portanto, produção, transmissão e assimilação são processos que compõem uma metodologia de construção coletiva do conhecimento escolar, ou seja, o currículo propriamente dito.” (VEIGA, 2002, p.7) 

 De fato a fala do autor tende a reforçar o que foi vivenciado em nossa experiencia concreta, onde os nossos alunos puderam socializar o que fora transmitido com recursos visuais e tecnológicos de modo a trazermos para o nosso contexto escolar recursos que transforme o aprender dando maior motivação. Citando diversos autores com teorias curriculares distintas, Correia e Dias nos fornecem uma visão mais ampla dos papéis que o currículo ou curriculum pode abarcar: 

“a teoria técnica do curriculum expressa o curriculum como um plano estruturado de aprendizagem centrado nos conteúdos ou nos alunos ou ainda nos objetivos previamente formulados, com vista a um dado resultado ou produto (Pacheco, 1996). De acordo com a primeira perspectiva, o curriculum centra-se nos conteúdos como produtos do saber culto e elaborado sob a formalização de diferentes disciplinas. Mas o curriculum pode também expressar-se, de acordo com as concepções de curriculum propostas por Gimeno Sacristán (1991), através das experiências e dos interesses dos alunos, sendo entendido como um meio de promoção da sua autorrealização. E, por último, o curriculum pode ser entendido como um plano de orientação tecnológica que se prende com aquilo que deve ser ensinado e como deve ser, em ordem a um máximo de eficiência. Neste sentido, o professor é um mero "operário curricular" que tem a tarefa de executar um plano.” (CORREIA  e DIAS, 1998, p. 115). 

Sendo assim entendemos que o currículo é o conjunto de elementos que vão desde a elaboração até aplicabilidade com procedimentos e estratégias que viabilizam a transmissão e assimilação, e os recursos tecnológicos vem a contribuir de forma positiva dando novas ferramentos de auxilio e de dinâmica ao processo de ensino e aprendizagem. 

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