sexta-feira, 28 de outubro de 2011

O SONHO




Sonhe com aquilo que você quer
porque você possui apenas uma vida
e nela só existe uma chance
de fazer aquilo que quer

Tenha felicidade bastante para fazê-la doce.
Dificuldades para fazê-la forte.
Tristeza para fazê-la humana.
E esperança suficiente para fazê-la feliz.

As pessoas mais felizes não tem as melhores coisas
Elas sabem fazer o melhor das oportunidades
que aparecem em seus caminhos

A felicidade aparece para aqueles que choram.
Para aqueles que se machucam,
para aqueles que buscam e tentam sempre.
E para aqueles que reconhecem
a importância das pessoas que passam por suas vidas

Clarice Lispector

sábado, 8 de outubro de 2011

PROJETO -BLOG A SERVIÇO DA MATEMÁTICA



MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
PROGRAMA NACIONAL DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL
PROINFO INTEGRADO
CURSO DE INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL - 2ª TURMA









PROJETO INTEGRADO DE APRENDIZAGEM
A EDUCAÇÃO NA ERA DIGITAL:O Blog a Serviço da Matemática



AUTOR: Elaine de Mendonça

PROFESSOR FORMADOR: Diran Araújo

Secretaria Estadual de Educação - SEE/AL
Diretoria de Educação a Distância e laboratório Tecnológico
Núcleo de Tecnologia Educacional - NTE - Maceió/AL
Escola Estadual Watson de Gusmão - Pólo


Delmiro Gouveia –AL
2011


1. INTRODUÇÃO


Durante muito tempo, o ensino da matemática se tornou um dos maiores desafios dos alunos no período escolar. Decorar, memorizar e reproduzir informações, sem muitas vezes ter o real entendimento das mesmas, acabava por se tornar um grande pesadelo.
Talvez hoje, para muitos alunos, as dificuldades continuem, mas se analisarmos a educação a partir de uma concepção construtivista, e da mesma forma o ensino da matemática, a aprendizagem nesta perspectiva depende de ações que caracterizam o ‘fazer matemática’: experimentar, interpretar, visualizar, induzir, conjeturar, abstrair, generalizar e enfim demonstrar. (GRAVINA, 1998).
Nesta concepção, baseada na teoria do desenvolvimento cognitivo de Jean  , as percepções e ações dos alunos, mediadas pelas estruturas mentais já construídas ou construídas durante os processos é que determinam a aprendizagem.
Neste contexto, o uso das tecnologias digitais surge com uma possibilidade de efetivar esse “fazer matemática”, uma vez que os inúmeros softwares disponíveis hoje, podem desempenhar o papel de ferramenta de apoio ao experimento, visualização, indução, conjeturação, abstração, generalização e demonstração.
Em relação ao uso do laboratório de informática, percebo que os professores que o utilizam fazem de modo didático de forma  que  utilizam softwares que apenas transpõem a aula da sala para o laboratório. É preciso analisar as ferramentas utilizadas, uma vez que muitos softwares hoje, embora se intitulem interativos, colaborativos, baseados na teoria construtivista, acabam repetindo antigos modelos educacionais nos quais a repetição e memorização são as ações esperadas dos alunos.
Acredito que precisamos despertar no aluno interesse, motivação e curiosidade para aprender matemática, uma vez que segundo Moran (2000), alunos motivados aprendem e ensinam, avançam mais, ajudam o professor a ajudá-los melhor. Por isso, a busca por ferramentas que propiciem essas atitudes deve ser constante.
O presente projeto tem a pretensão de se usar  Blogs  como recurso pedagógico no ensino da matemática em turmas do 7º e 8º anos respectivamente do ensino fundamental.
Os blogs são páginas web, que podem ser atualizadas constantemente, através dos “posts”, que geralmente são pequenos blocos de textos ou imagens, que possibilitam o envio de comentários sobre os assuntos postados, criando assim um canal de interação entre o “dono” do blog e as pessoas que o acessam.
Utilizar os blogs hoje, como recurso pedagógico, não é nenhuma novidade, existem blogs criados individualmente por alunos ou professores, blogs coletivos, blogs específicos de conteúdos de uma disciplina e blogs que contemplam a multidisciplinaridade.
Desta forma entendo que o projeto despertará no aluno o interesse e também o desenvolvimento da leitura, escrita e pesquisa de modo a verem no blog uma ferramenta de complementação das aulas onde se possa tirar duvidas e realizar alguns trabalhos em casa postando comentários e duvidas para a aula presencial.
Desta forma, penso que o uso do blog, como ferramenta pedagógica no ensino da matemática pode ser uma alternativa para as questões descritas acima. O blog possibilita ao aluno a busca pelo conhecimento de forma criativa, interativa e privilegiando as concepções construtivistas de aprendizagem, uma vez que as informações são recebidas e transformadas de acordo com as ações e percepções de cada um.

2. JUSTIFICATIVA
No novo paradigma educativo é necessário “aprender a aprender”, já que a formação não se cinge a um espaço e tempo determinado, senão que exige manter certa capacidade de aprendizagem ao longo de toda a vida. O construtivismo se nutre das contribuições sobre a aprendizagem de diferentes teorias: desde os estudos cognitivos de Piaget e a relevância da interação social na educação defendida por Vygotski, até as correntes da psicologia educativa que destacam a importância da aprendizagem significativa.
Frente a outros modelos educativos centrados na transmissão de conteúdos, o construtivismo defende que o conhecimento é uma construção do ser humano e que se realiza a partir dos esquemas prévios que já possui. Segundo a pedagogia construtivista, o professor atua como mediador, facilitando os instrumentos necessários para que seja o estudante quem construa sua própria aprendizagem. Reveste-se, portanto, especial importância a capacidade do professor para diagnosticar os conhecimentos prévios do aluno e garantir um clima de confiança e comunicação no processo educativo.
Com base nestas concepções entendemos que no atual contexto educacional onde,o ensino precisa se adequar as grandes modernidades da era digital, inserir na prática educativa o uso de blogs como uma forma de comunicação que leve a interação da turma a uma disciplina, ou mesmo ao um campo de conhecimento,com uma participação efetiva mesmo que a distância, ou seja nas atividades de casa,tem sido a justificativa para a criação e implantação do presente projeto.
3. OBJETIVOS
3.1. Objetivo Geral
            Oferecer aos educandos a oportunidade de se aprofundar em relação ao assunto da disciplina de matemática, através da interação por meio da internet em ambientes virtuais com vídeos, listas de exercícios e mesmo trabalhos online.

3.2. Objetivos Específicos

            Desenvolver um ambiente virtual de trocas de comentários e também de aprendizagem entre alunos e professores na área de matemática;
·       Utilizar o blog como uma ferramenta de pesquisa e de estimulo a busca de novos conhecimentos e troca de experiências dos alunos.

 4. PROCEDIMENTOS

Entendendo que a maioria dos alunos tem um grande domínio dentro da área de informática e que já dominam a linguagem das grandes redes sociais. Farei um blog com assuntos voltados a área e aos conteúdos trabalhados em sala, com postagens com trabalhos para casa e também exercícios e vídeos que venha a complementar o tema discutido em sala.
Assim espera-se a motivação do aluno em pesquisar as atividades na internet e também buscar a resolver os desafios comentando e alcançando os objetivos propostos.

5. ATIVIDADE(S) PROPOSTAS(S)
O presente projeto será desenvolvido em etapas, primeiro através da criação do blog e em seguida com as visitas e também com as postagens que farão parte do blog, além de existir, a interação através dos comentários e dos momentos presenciais ,incentivando os alunos a acessarem o blog e resolverem os desafios, as atividades propostas, a assistirem os vídeos e também postarem as dúvidas que serão tiradas no momento em sala.
 
6. RECURSOS NECESSÁRIOS
Computador ;
Internet;
Vídeos;
Projetor;
 7. FEEDBACK
  

8. AVALIAÇÃO FINAL

 

9. REFERÊNCIAS
GRAVINA, Maria Alice, SANTAROSA, Lucila Maria. A Aprendizagem da Matemática em Ambientes Informatizados. Acta do IV Congresso Ibero-americano de Informática na Educação, Brasília, 1998.
MORAES, Roque. Da noite ao dia: tomada de consciência de pressupostos assumidos dentro das pesquisas sociais. Disponível em: http://br.groups.yahoo.com/group/teoriaepraticapesquisa2007/files/02-leiturasedialogos/01-textosparaler/03 abordagensdepesquisa.doc. Acesso em 06 de novembro de 2011.
MORAN, José Manoel. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas, SP. Papirus. 2000.